Na 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2022, Barueri ganhou destaque em três eixos temáticos, Economia, Saúde e Mobilidade Urbana.
No eixo Economia a cidade conquistou o 2º lugar, na Saúde ficou em 3º lugar e na Mobilidade Urbana, ocupou a 8ª posição.
Na classificação geral, Barueri se posiciona na 11ª colocação. O Connected Smart Cities analisou 800 cidades com “maior potencialidade de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade”, de acordo com o relatório divulgado. O Ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2021).
Eixo Economia
Barueri, dentre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, é a líder no eixo Economia, só perdendo para a cidade de São Paulo, com população maior de 500 mil habitantes. Os destaques de Barueri são:
- Crescimento de 8,44% no número de empregos.
- Crescimento de 2,21% no número de empresas.
- 1,49 empregos por habitante em idade economicamente ativa.
Eixo Saúde
O eixo Saúde do Ranking Connected Smart Cities é composto por nove indicadores, sendo que Barueri ocupou a terceira posição. Foram considerados indicadores como Cobertura Populacional de Atenção Primária à Saúde; Mortalidade Infantil; Agendamento Online de Consulta na Rede Pública; Despesas com Saúde; Relação Médico/Habitantes e Leitos/Habitantes.
Eixo Mobilidade
Os indicadores utilizados no recorte de Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities, no qual Barueri está na oitava posição, são: Semáforos Inteligentes; Idade Média da Frota de Veículos; Outros Modais de Transporte de Massa; Mortes no Trânsito; Relação Ônibus/Automóveis e Automóveis / Habitantes.
Leia também:
Fonte: SECOM-Barueri
[…] Barueri se destaca no Ranking Connected Smart Cities 2022 […]