As férias escolares são um bom momento para conhecer um pouco da história de onde vivemos e enriquecer culturalmente. A Câmara Municipal de Barueri pode ser o destino de quem quer saber mais sobre as origens da cidade e de sua formação política.
Do lado de fora do prédio, há o pavilhão com as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Barueri, e ao lado a placa “Parlamento 26 de Março”, indicando o nome oficial que o edifício-sede do Poder Legislativo recebeu em 2011, três anos após sua inauguração.
No interior do prédio, logo após a recepção, há dois terminais para consulta das principais informações sobre a Câmara.
O hall principal do prédio, denominado Espaço Vereador Cleuso de Oliveira, é possível viajar no tempo visitando as galerias dos presidentes da Câmara Municipal, dos prefeitos, vice-prefeitos, e primeiras damas.
Para chegar ao Plenário Vereador Wagih Salles Nemer, local onde ocorrem as sessões da Câmara, o visitante passa por outra galeria importante: a do patrono e dos emancipadores, ou seja, das pessoas que lutaram na década de 1940 para que Barueri passasse a ser um município.
No Arquivo Público há uma exposição permanente, com objetos e documentos históricos que ajudam a contar a história de Barueri, desde sua emancipação. Há, inclusive a reprodução da ata da primeira reunião dos vereadores, uma espécie de “certidão de nascimento” da Câmara Municipal.
Outros objetos históricos podem ser apresentados ao mais jovens, que desconhecem as formas antigas de se registrar os fatos, como máquinas de escrever, câmeras fotográficas e rolos de filme.
Para o presidente da Câmara, é papel também do Poder Legislativo a preservação e o cuidado com a história de Barueri, bem como estimular que a população tenha acesso a essas informações, objetos e documentos. “A Câmara Municipal sempre esteve de portas abertas para a população trazer suas demandas e conversar com seus representantes. Queremos também que as pessoas venham nos visitar para conhecer nosso passado tão bonito e apresenta-lo às gerações futuras”, comentou o vereador Toninho Furlan (PDT).
Serviço:
Câmara Municipal de Barueri
Al. Wagih Salles Nemer, 200 – Centro Comercial Barueri
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (11) 4199-7900 / contato@barueri.sp.leg.br
Leia também: Sema abre inscrições para o curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental
Por Érison Martins/Câmara Municipal de Barueri
[…] Leia também: Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri […]
[…] Leia mais: Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri […]
[…] Leia mais: Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri […]
[…] Leia também: Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri […]