Neste último feriado prolongado de páscoa, circulou em diversos grupos de WhatsApp e nas redes sociais, mensagens sobre um possível ataque a escolas da rede de Barueri. As mensagens compartilhadas em forma de “print” informavam que uma escola de Barueri sofreria um violento ataque a partir desta segunda-feira (10).
Com a informação do possível ataque, a GCM Barueri preparou grande operação para proteger as 108 escolas da rede municipal de ensino.
Até o momento não foi identificado a origem das mensagens, mas em forma de alerta, os portais Zero Hora Digital e Gazeta Barueri decidiram apresentar ações para você fazer antes de compartilhar uma notícia.
- Desconfie sempre
Notícias falsas as vezes podem dizer exatamente o que você quer ler, mas lembre-se: Nem tudo é o que parece. Desconfie de tudo o que receber, principalmente conteúdos viralizados nas redes sociais ou que chegam diretamente no seu WhatsApp sem a sua solicitação. Fique sempre de olho também nos perfis que compartilharam o conteúdo, mas embora existam perfis Fakes que compartilham desinformação, perfis de conhecidos também não estão livres de cair em Fake News. Desconfie sempre e em caso de identificar uma notícia falsa, oriente a pessoa que repassou. Em casos mais graves, como ameaças, não compartilhe e denuncie imediatamente as forças policiais.
- Busque por outras fontes e fique de olho na credibilidade
Caso esteja desconfiado da veracidade de alguma informação, busque por outras fontes. Afinal, dificilmente um veículo de comunicação será o único a divulgar um fato por muito tempo.
Fazer essa busca é muito fácil. Basta digitar o título da notícia ou palavras-chaves que tenham a ver com o assunto no Google e pesquisar. Certifique-se também que os sites que divulgam a notícia são de jornais sérios, tradicionais e confiáveis.
- Verifique
Toda notícia precisa apresentar algumas informações, como por exemplo, data de publicação, quem escreveu, imagens e legendas e o endereço do veículo em que foi publicada. Busque por elas.
Não consegue identificar alguma? Fique atento! No caso de datas, há notícias que não necessariamente são falsas, mas retratam fatos do passados e são repassadas como atual. Verifique também se o texto parece confuso ou possui erros de português.
- Leia o conteúdo completo
Um título e chamada atraente são fundamentais nos conteúdos jornalísticos e nas redes sociais, pois com ele, é possível atrair a atenção do leitor e felizmente, a internet está repleta de conteúdos atrativos ao público. Mas cuidado!
Recebeu um conteúdo que chamou atenção? Antes de passá-lo adiante tenha certeza do que se trata, lendo todo o conteúdo. E certifique-se do contexto que ele representa. O mesmo vale para imagens, áudios e vídeos.
- Conte com a ajuda de checadores de notícias
Hoje, a internet oferece alguns canais gratuitos especializados para checar informações. Esses são alguns deles que você pode consultar: Aos fatos, Agência Lupa, Fato ou Fake, Projeto Comprova e E-Farsas.
Geralmente, assuntos que estão em alta ficam em destaque nesses sites. Além disso, alguns oferecem serviços como checagens de falas de autoridades e é possível contar com recurso de recebimento de checagem diretamente no seu celular ou e-mail.
Leia também: Adalberto Batista organiza encontro entre Guarda Municipal e pais de alunos do Jardim Mutinga
*Dicas contra Fake News: Liga Solidária – Imagem capa: Reprodução/Internet
[…] Leia mais: Fique atento e NÃO compartilhe FAKE NEWS! Mensagens de ataque em escolas de Barueri causam pânico … […]
[…] Leia também: Fique atento e NÃO compartilhe FAKE NEWS! Mensagens de ataque em escolas de Barueri causam pânico … […]