Um dos estabelecimentos mais antigos da região oeste da grande São Paulo, o Bar do Detó, funciona desde da década de 20 em Santana de Parnaíba.
Suspeito para falar sobre, o meu preferido, o Bar na atual gestão já está com 60 anos na administração do Detó e seus filhos. Atualmente gerido pelo filho mais novo, Rafael.
O simpático Detó, com 80 anos, é patrimônio do bar e da cidade de Santana de Parnaíba e, trabalha diariamente ao lado do filho Rafael, do neto Kenzo e dos amigos colaboradores.
Referência na venda de cachaças dos engenhos locais, no Detó é possível encontrar as principais cachaças produzidas em Santana de Parnaíba e nas cidades vizinhas. Mas, a estrela do bar, ao meu ver, além da simpatia no atendimento, não são os deliciosos petiscos servidos diariamente e, sim o acompanhamento, um tipo de “vinagrete apimentado” que é difícil até de explicar.
Vale destacar também, o bolinho de bacalhau e as empadinhas de camarão e palmito. Os petiscos são produzidos artesanalmente todos os dias no bar, com a possiblidade de fritura na hora ou se preferir pedir os disponíveis na estufa, que são repostos constantemente.
A cerveja é bem gelada e com vários rótulos, inclusive a minha cerveja preferida, Serra Malte. O local que é patrimônio histórico brasileiro, conta com a arquitetura original e com balcão que lembra aquelas vendinhas ou empórios antigos, possibilitando o conhecimento da história da região.
Para finalizar, vale a pena visitar o querido Bar do Detó, experimentar algumas cachaças, pedir uma cerveja bem gelada, experimentar a coxinha com o tal “vinagrete” e se tiver a possibilidade, trocar algumas palavras com o querido e simpático Detó.
Como chegar:
- Endereço: Praça Quatorze de Novembro, 15 – Centro, Santana de Parnaíba – SP, 06532-030
(Localizado atrás da Igreja Matriz de Sant’Ana)
- Funcionamento: De quarta a domingo a partir das 14h30.
Leia também: Senai abre inscrições para o curso de Processos Gráficos
Fonte: Zero Hora Digital
[…] Leia mais: Bar do Detó, o melhor e mais antigo boteco da região […]
[…] Leia mais: Bar do Detó, o melhor e mais antigo boteco da região […]