Na última terça-feira (16), câmeras residenciais flagraram um homem abandonando um cachorro na mata à beira da calçada da rua Cidade Ibirá, no Jardim do Líbano.
As imagens, que circularam nas redes sociais, resultaram na identificação do crime e colaboraram para a rápida atuação da Guarda Civil Municipal, por meio da Guarda Ambiental de Barueri, ligada à ao serviço de Resgate Animal do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).
Assim que o caso chegou ao conhecimento dos órgãos municipais competentes, na quarta-feira (17), autoridades estiveram no local, mas não encontraram o cão abandonado. Uma protetora de animais, moradora dos arredores, abrigou o cachorrinho de cor caramelo enquanto aguardava a chegada da Guarda Ambiental. Na manhã de quinta-feira (18), o cãozinho foi levado até o Cepad II para receber todos os cuidados necessários.
O animal está recebendo todo o tratamento veterinário adequado, será vermifugado, vacinado, castrado e microchipado. Após um período de quarentena, o cãozinho de porte médio será encaminhado para o Cepad I, local onde poderá ser adotado e ganhar um novo lar com amor, proteção e responsabilidade.
A placa do veículo conduzido pelo autor do abandono foi identificada e o homem que abandonou o animal poderá responder por crime ambiental. A pena para crime de maus-tratos de animais vai desde multa à prisão de dois a cinco anos de reclusão.
O Cepad I fica na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0819 e pelo WhatsApp (11) 3164-9735.
Leia também: “A Guarda Municipal tem sido o nosso orgulho”, disse o prefeito Rubens Furlan
Fonte: SECOM-Barueri
[…] Leia mais: Ação do Cepad e da Guarda Ambiental garante resgate de cachorrinho abandonado […]
[…] Leia também: Ação do Cepad e da Guarda Ambiental garante resgate de cachorrinho abandonado […]