A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o kit “IBMP Biomol Rickettsione”, produto que serve como teste para diagnostico da Febre Maculosa. O aparelho detecta a presença das bactérias do gênero Rickettsia spp. e Rickettsia rickettsii, que causam a doença.
O kit utiliza a tecnologia PCR, a mesma usada nos testes de Covid-19, e é capaz de identificar a presença da bactéria no corpo do paciente.
A Anvisa orienta que o exame seja feito por profissionais especializados em biologia molecular. Vale lembrar que já existe um outro teste de Febre Maculosa, que foi registrado pela Anvisa em 2020.
Nas últimas semanas, a cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, sofreu com um surto da doença. Ao menos quatro pessoas morreram após irem a um evento em uma fazenda.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Leia também: Lançamento de novos cursos e hotsite celebram três anos do Inovação Barueri
Fonte: TV Cultura