As conclusões partem do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) e divulgado no ano passado. A solidez fiscal favoreceu investimento em áreas sociais e gerado melhor desempenho no níveis educacionais em Barueri.
O ranking analisou 415 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes. Para avaliar indicadores de cada cidade, foram usadas informações de fontes como Tesouro Nacional, DataSus e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
No ranking do CLP, Barueri se destaca em políticas públicas com resultados positivos em todos os pilares, particularmente na economia. O município, sob mandato do prefeito Rubens Furlan (PSB) e do vice-prefeito Beto Piteri (PSDB), tem o maior índice de formalidade no mercado de trabalho, além de elevado PIB per capita (cerca de R$ 192 mil, o terceiro maior).
Segundo Ciro Biderman, coordenador do FGV Cidades, a política de incentivos tributários fortaleceu a economia de Barueri, que busca atrair empresas da capital paulista para a região metropolitana. O município oferece, por exemplo, descontos no ISS (Imposto Sobre Serviços).
As medidas aumentaram a capacidade de investimento da cidade, o que reverbera em indicadores como saúde e educação.
Barueri sustenta um dos melhores índices de acesso e qualidade da educação, com Ideb elevado no ensino médio (ocupando o 16º lugar no ranking do CLP) e nos anos finais do ensino fundamental (6º lugar).
No acesso à saúde, o município ocupa a 32º posição e tem uma cobertura de atenção primária e atendimento pré-natal de quase 90%.
Leia também: Vereador Wilden ressalta seu apoio à pré-candidatura de Beto Piteri
Fonte: Folha de S. Paulo – Foto: Benjamim Sepulvida/SECOM-Barueri