Continuam abertas as inscrições para o curso gratuito de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), até o dia 2 de agosto. Podem participar pessoas que residem em Barueri e que estejam cursando a partir da segunda série do ensino médio ou tê-lo concluído.
A inscrição deve ser feita presencialmente na sede da Sema, que fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, n° 1.124 – Jardim São Pedro. É necessário apresentar o RG original. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h45, começam no dia 7/08 e o curso terá duração de três meses.
- Leia mais: Semurb alerta que desvio de via na região central pode causar congestionamento de veículos
Papel do Agente de Desenvolvimento Socioambiental
Esse profissional será capacitado para participar do mapeamento de problemas socioambientais, como abandono de animais, impactos na flora e na fauna, impactos gerados pelo descarte irregular de resíduos, esgoto a céu aberto, entre outros. Além de auxiliar na proposta, execução e acompanhamento de ações, projetos, intervenções e programas de melhoria socioambiental. É o caso do reuso de água, gestão de resíduos, uso consciente de recursos naturais, educação ambiental etc.
No mercado de trabalho
Com os conhecimentos obtidos no curso o agente pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem um profissional apto a trabalhar em equipe e interagir com a comunidade para fundamentar e executar programas, projetos e ações de cunho socioambiental.
O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), enfatiza a importância de formar profissionais para atuarem nessa área, cada vez mais em evidência. “Vimos que muitas empresas têm a necessidade de profissionais com esse conhecimento e que a questão ambiental passou a ser vital. Ter estes profissionais nas empresas faz com que elas estejam, além de regulares, antenadas no que acontece e bem amparadas por quem entende do assunto”, afirma Bidu.
Leia também: Barueri se destaca por gestão municipal eficiente, aponta ranking
Fonte: SECOM-Barueri