O Viveiro Municipal, que anteriormente funcionava próximo ao projeto Horta da Gente, dentro do parque Ecológico Tietê/Barueri, mudou de lugar. Agora, ele está mais perto da entrada do parque, ao lado do estacionamento. A construção conta com guarita, recepção, administração, cozinha, banheiros, área para abrigo dos exemplares arbóreos, espaço para veículos usados no transporte das plantas e muito mais.
O parque Ecológico Tietê está localizado em Alphaville, na avenida Dr. Dib Sauaia Neto, 166.
Sua função
O órgão, que é ligado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e ao departamento de Parques e Viveiros, é responsável pelo plantio de mudas em diversas áreas de Barueri, bem como pela recomposição de áreas degradadas e compensação ambiental. Ele também realiza a doação de até cinco exemplares de plantas aos munícipes e empresas situadas na cidade. Importante lembrar que essas mudas doadas pelo órgão devem ser plantadas em Barueri para ajudar na expansão das áreas verdes locais.
Sistema de retirada
A solicitação dos exemplares deverá ser feita na Sema, na área responsável pelos parques e pelo Viveiro, que fica localizada na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1124, no Centro da cidade. É preciso apresentar documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH e um comprovante de residência atualizado (com validade de 90 dias). No local serão dadas orientações para o plantio e realizada a análise da área que receberá a árvore por georreferenciamento.
Os moradores de Barueri deverão apresentar um projeto para esse plantio, bem como assinar um termo de responsabilidade, no qual assumem a manutenção da planta pelos próximos quatro anos. O plantio poderá ocorrer dentro ou fora da residência, até mesmo na calçada, de acordo com avaliação preliminar. Após esses trâmites, será emitida uma autorização para a retirada das plantas no Viveiro e posteriormente realizada uma vistoria no local que receberá o exemplar arbóreo.
Leia também: “Fizemos muitos projetos, mas, o mais importante são as pessoas que atendemos”, disse Beto Piteri
Fonte/Foto: SECOM-Barueri