Dignidade menstrual: saiba como retirar absorventes gratuitamente; por Mari Tavelli

Dignidade menstrual: saiba como retirar absorventes gratuitamente; por Mari Tavelli

1 0
Read Time:2 Minute, 2 Second

Olá minhas amigas, sou Mari Tavelli e nesta publicação venho compartilhar com vocês um importante programa do Governo Federal, que é destinado para nós mulheres, estou falando sobre o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.

Através do Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, está sendo disponibilizado de forma gratuita, desde janeiro, absorventes para a população em vulnerabilidade social. O item está disponível em todas as unidades credenciadas localizadas em Barueri e todo Brasil.

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que visa combater as desigualdades ligadas à pobreza menstrual.

A oferta é direcionada para estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. Pessoas em unidades do sistema prisional também são contempladas pelo programa.

Estudantes de instituições públicas também poderão retirar o item de higiene, desde estejam cadastrados no CadÚnico e a renda familiar mensal por pessoa ser de até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.

Para retirar o absorvente, é preciso seguir o passo a passo:

  • Emitir, em formato digital ou impresso, a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual“, que deve ser gerado via aplicativo ou site do “Meu SUS Digital” (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias;
  • Dirigir-se a uma unidade credenciada do Farmácia Popular (veja a lista de farmácias onde o item pode ser retirado);
  • Apresentar a autorização e um documento de identificação oficial com número do CPF.

Caso tenha dificuldade para acessar o “Meu SUS digital” ou para emitir a autorização, é possível se dirigir a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para obter orientações de agentes de saúde ou profissionais.

Já pessoas em situação de rua podem ir até os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Leia também: Casa da Juventude de Barueri oferece aulas gratuitas de judô


Por Mari Tavelli
Dignidade menstrual: saiba como retirar absorventes gratuitamente

*Com informações CNN Brasil – Foto: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *