“Paz no trânsito começa por você” é o slogan do Maio Amarelo 2024, uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária que tem como base as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em Barueri, a campanha é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). Ela é realizada em todo o país com o objetivo de tornar o trânsito mais humanizado, assim como reduzir acidentes, mortes e lesões de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O protagonismo da ação depende de cada um. “Somos nós que escolhemos se alguma situação pode nos aborrecer ou ensinar” é o que diz Elineide Bispo Matos, agente do Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb, que realiza palestras e ações sobre trânsito seguro para todos os públicos da cidade. “Nós não conseguimos controlar o comportamento e sentimentos das outras pessoas, somente podemos ter controle sobre as nossas emoções e escolher a melhor maneira que iremos nos comportar no trânsito”, complementa ela.
Como dizia o profeta urbano paulista João Datrino (Profeta Gentileza), falecido em 1996, “gentileza gera gentileza” e, sendo assim, em algum momento, o que fazemos de bom para o outro volta para nós, seja na vida profissional, pessoal ou no trânsito. É por isso que o Movimento Maio Amarelo é tão importante.
Programação Maio Amarelo em Barueri
No município de Barueri as ações educativas do Maio Amarelo deste ano começam na próxima quinta-feira (2), no Boulervad central (Avenida 26 de março), das 10h as 14h, e conta com a colaboração da CCR ViaOeste. Varias Atividades acontecerão até o dia até o dia 29 de maio, sendo finalizadas na Emef Raposo Tavares. Serão realizadas palestras, orientações e distribuição de panfletos em diversos locais da cidade.
Leia também: Secretaria da Habitação entrega títulos de propriedade a moradores da Vila Niterói
Fonte: SECOM-Barueri – Foto: Benjamim Sepulvida/SECOM-Barueri