A Prefeitura de Barueri divulgou as datas de agendamento de castrações gratuitas de cães e gatos para os próximos meses. É necessário ficar atento, pois as vagas são preenchidas de forma rápida.
Os agendamentos abrirão nas seguintes datas:
- 03 de julho
- 07 de agosto
- 04 de setembro e
- 09 de outubro
O acesso é feito exclusivamente on-line, a partir das 8h, no Portal Pet. O acesso ao agendamento é ativado apenas nos dias citados acima.
- Leia mais: HMB realiza mutirões para zerar fila de cirurgias através de ferramenta de controle de produção
O preenchimento das vagas costuma ser muito rápido, por isso pede-se para que o requerente fique atento às datas corretas e horário. As vagas são limitadas e totalizam 250 por mês, divididas em 80 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 60 para felinos fêmeas e 50 para felinos machos.
Condições para a castração
Para ser castrado o animal deve estar na faixa etária entre 7 meses e 7 anos. Como o serviço é exclusivo para moradores de Barueri, é necessário ter o Registro Geral Animal (RGA), O qual deve estar atrelado ao CPF e a um endereço de e-mail válido do tutor. A Sema alerta que o registro de animais que não pertencem de fato a um munícipe é considerado crime previsto na legislação penal brasileira.
Após a finalização do agendamento é necessário imprimir e ler com atenção as orientações pré-cirúrgicas. A ficha também deve ser entregue preenchida e assinada no dia do procedimento, que será informado ao longo do processo de agendamento. Para passar pela cirurgia o pet deve estar em boas condições de saúde.
No dia da castração será permitida a permanência de apenas uma pessoa maior de 18 anos por pet, e esta deve ter capacidade de conter o animal. É importante que esse acompanhante conheça o histórico de vida e de saúde do pet, caso o veterinário pergunte. Não será permitida a permanência de menores de idade no recinto.
Felinos deverão ser transportados em caixas apropriadas; já os cães, estar com coleira e focinheira e ser conduzidos por guia. Seguir as orientações da equipe organizadora é fundamental para a boa condução dos procedimentos, bem como as informações pré-operatórias que são passadas no local.
Como obter o RGA
Caso o animal a ser castrado não possua o RGA, basta o munícipe acessar o Portal Pet e fazer o cadastro, muito simples, fácil e sem custo. Porém, é necessário que o tutor esteja com o Cadastro Cidadão atualizado. Outra forma de aquisição é por meio de agendamento no Ganha Tempo, onde devem ser apresentados um documento original com foto, o CPF, um comprovante de endereço recente e um endereço de e-mail válido.
Leia também: Campanha do Agasalho aquece moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos
Fonte: SECOM-PMB