A gestão do prefeito Rubens Furlan e do vice-prefeito Beto Piteri colocou Barueri em evidência nacional, consolidando-a como uma das cidades mais bem avaliadas do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking, em sua quinta edição, avalia a qualidade de vida em 404 cidades com mais de 80 mil habitantes, com base em 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões principais: Instituições, Sociedade e Economia. Barueri alcançou a 5ª posição nacional, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).
Destaque no Sudeste e liderança em Inserção Econômica
Entre os municípios da região Sudeste, Barueri ocupa a 3ª colocação, superada apenas por São Paulo e Vitória. A região representa quase metade dos municípios analisados no estudo (44,8%), reforçando a competitividade do cenário.
Um dos principais destaques de Barueri foi a liderança no pilar de Inserção Econômica, com nota 69,69, à frente de São Caetano do Sul (SP) e Nova Lima (MG). Esse indicador avalia aspectos como população vulnerável, formalidade no mercado de trabalho e crescimento dos empregos formais.
Gestão eficiente e continuidade administrativa
Os resultados são reflexo de uma administração focada em oferecer segurança, infraestrutura de qualidade, áreas verdes, saúde, educação, cultura e oportunidades de emprego. À frente de seu segundo mandato, que se encerra em 31 de dezembro, Rubens Furlan conseguiu eleger Beto Piteri como sucessor, garantindo a continuidade de projetos que impulsionaram Barueri a esse patamar.
Com uma gestão marcada pela eficiência e inovação, Barueri não apenas consolidou sua posição como referência nacional, mas também reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus moradores.
Leia também: Linha 8-Diamante lança ação com exames, massagens e mais na Estação Barueri
Foto: Arquivo/Reprodução