Na terça-feira (4), os novos integrantes do Conselho do Fundo Social de Solidariedade de Barueri (biênio 2025-2026) se reuniram na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) para discutir os primeiros projetos do ano.
A presidente do Fundo Social, Damaris Piteri, deu as boas-vindas aos conselheiros e destacou a importância do trabalho coletivo para dar continuidade aos programas implantados pela ex-presidente Sônia Furlan.
Campanha do Agasalho 2025
A principal pauta do encontro foi a programação da Campanha do Agasalho 2025, a primeira grande ação do ano. A arrecadação de doações deve começar já em abril, garantindo que um grande número de famílias seja atendido. Segundo Damaris Piteri, a campanha seguirá o modelo dos anos anteriores e promete beneficiar milhares de pessoas. Em 2024, foram distribuídas 138.396 peças de roupas para 43.247 famílias.
A secretária da Sads e vice-presidente do Fundo Social, Adriana Bueno Molina, ressaltou o trabalho das 25 ex-alunas dos Núcleos de Moda, que, através da Confecção Núcleo de Moda, produziram 57.690 peças de agasalhos no último ano. A expectativa para 2025 é ampliar essa iniciativa, com a contratação de 30 costureiras.
Desde 2007, a Campanha do Agasalho de Barueri distribui apenas peças novas, garantindo mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade.
Bazar Permanente
Outro ponto discutido foi a importância do Bazar Permanente do Espaço Colaborativo, localizado na sede da Sads. Durante todo o ano, o Bazar recebe doações de itens em bom estado, que são vendidos a preços acessíveis. A renda obtida é revertida para projetos sociais do Fundo, incluindo a Campanha do Agasalho.
Damaris Piteri reforçou a necessidade de divulgar amplamente o Bazar, para que mais pessoas possam contribuir com as ações de solidariedade.
Sobre o Conselho
O Fundo Social de Solidariedade de Barueri conta com um Conselho Deliberativo, responsável por sensibilizar e mobilizar a sociedade civil em ações voltadas à redução da vulnerabilidade social. A entidade busca fortalecer a união entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada para promover iniciativas solidárias e impactar positivamente a vida da população carente.
Leia também: Começa um novo ano letivo na rede municipal de ensino e na FiebTech
Foto: Divulgação/PMB