Os moradores de Barueri poderão, em breve, contar com atendimento médico por teleconsulta na rede pública de saúde. A medida foi aprovada pelos vereadores nesta terça-feira (18) com a criação do Programa Municipal de Telemedicina, que tem o objetivo de aumentar a cobertura da Atenção Básica e reduzir o tempo de espera por atendimento.
A teleconsulta permitirá que pacientes sejam atendidos remotamente, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. No entanto, a escolha pelo atendimento virtual será do paciente, enquanto o médico terá autonomia para decidir se a consulta deve ser presencial.
Com a aprovação da lei, caberá à Secretaria de Saúde de Barueri regulamentar o serviço, garantindo que as prescrições médicas sigam as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), Anvisa e Ministério da Saúde.
Para o autor do projeto de lei 007/2025, vereador Kascata (SD), a iniciativa acompanha uma tendência já consolidada na rede privada. “É um instrumento muito importante para ampliar o atendimento nos órgãos de saúde. Certamente vai reduzir as filas de espera, agilizar diagnósticos e direcionar os pacientes para o melhor tratamento”, afirmou.
Leia também: Com salário de até R$ 3,6 mil, Casa do Trabalhador apresenta 31 vagas de emprego
Foto: Marco Miatelo/CMB – Fonte: Zero Hora Digital