Com importantes adequações da sua sede fixa, na avenida Marginal Direita, 486, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, está sendo reformada e ampliada pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras. A previsão de término dos serviços é agosto deste ano.
- Leia mais: Furlan e Beto Piteri visitam obras da nova MATERMEI Thomas Victória Rodrigues no Jardim Audir
Enquanto não fica pronta, toda equipe da unidade presta atendimento à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, no Hospital de Retaguarda, na avenida Cidade de Itu, 346, no mesmo bairro, o Jardim Paulista.
De acordo com o projeto conduzido pela Coordenadoria Técnica de Obras Civis e Urbanísticas, da Secretaria de Obras, a reforma e ampliação da UBS Hélio Berzaghi traz benefícios significativos, com melhorias estruturais e funcionais.
- Leia mais: “Gil prometeu 1 mil moradias e não fez nenhuma”, disse o vereador Thiago Rodrigues; Veja o vídeo
A UBS está sendo repaginada com reforma total de elétrica, hidráulica, revestimentos e cobertura com telhas termoacústicas, além de obras de lajes e alvenarias. Tudo feito com altíssima qualidade, visando disponibilizar à comunidade uma unidade com ambiente agradável e durável; mais acolhedor, acessível e eficiente para os servidores e todos os usuários dos serviços de saúde.
- Leia mais: Presas com drogas no estômago na rodovia Castello Branco são atendidas no Pronto-Socorro de Barueri
Mais salas e fácil acesso
O prédio terá o dobro do seu tamanho anterior, saltando de 852,99 para 1.726,45 m² de área construída em terreno de 2.208,24 m². Passará a contar com 13 consultórios e 20 salas, bem como 13 sanitários (sendo 5 acessíveis) e rampa para cadeirantes.
O projeto da UBS prioriza a acessibilidade, como a melhoria da rampa existente e a instalação de elevadores. Otimiza-se o acesso ao prédio, com integração a todos os ambientes, incluindo novos anexos, espaço criado para ambulâncias e estacionamentos, sendo um na praça em frente à unidade para maior comodidade de pacientes, e outro no fundo do prédio em área coberta para médicos e gestores.
A unidade de saúde ganhou ainda consultórios odontológicos. Todos construídos em conformidade com a RDC 50 (Resolução de Diretoria Colegiada), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Melhoria do atendimento
Morador do Jardim Paulista há 20 anos, Alexandro Santos, pai de 3 filhos, considera muito boa a reforma e ampliação. “Com mais salas, consultórios, estacionamento, espaço de ambulâncias o atendimento à população, principalmente para cadeirantes, vai melhorar o suficiente”.
Para Maria Silva Santos, a UBS do Paulista será importante para o bairro. Com 4 filhos, 6 netos e 1 bisneto, a moradora do Jardim Paulista há 40 anos reforça que a obra vai facilitar mais ainda o atendimento à comunidade. “Ficará melhor, pois não tenho o que reclamar de Barueri”.
Novas unidades
Paralelo às obras de reforma e ampliação, a Prefeitura de Barueri constrói uma nova UBS do Jardim Belval. No Parque Imperial, acontece a reconstrução da UBS Armando Gonçalves de Freitas. E não para por aí, a gestão atual investe também na construção de duas novas UBSs: uma no Jardim do Líbano e outra no Jardim Graziela. Os quatro prédios têm obras previstas para término neste ano de 2024.
Leia também: Gibiteka Max Zendron realiza evento especial no Dia do Orgulho Nerd
Fonte: SECOM-Barueri