O aumento do número de casos de dengue, que ocorrem em todo o país principalmente durante o verão, mais precisamente de dezembro a março, sempre preocupam as autoridades de saúde.
Em Barueri, a Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV – Combate à Dengue, que é o setor especializado no assunto, pertencente a Secretaria de Saúde, intensifica as ações neste período do ano, realizando visitas domiciliares em dias de semana para orientar os moradores no combate ao mosquito.
- Leia mais: Hospital Regional de Barueri abre vagas de emprego com benefícios; veja como se candidatar
Os Agentes de Combate às Endemias, responsáveis pelas visitas, além de informar a população sobre a doença, também vistoriam as residências para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e vetor de outras enfermidades como, febre amarela, zika e chikungunya. Para reforçar ainda mais o trabalho dos agentes, são realizados mutirões aos sábados, principalmente em locais onde há casos. Só no mês de janeiro foram realizados mutirões nos dias 11, 18 e 25, em diferentes ruas do Parque Imperial, Engenho Novo e Jardin Tupan.
Municipalidade discute o combate ao mosquito
Em reunião do prefeito José Roberto Piteri com os secretários das pastas municipais, realizada recentemente em janeiro, o combate à dengue foi o tema principal. A notificação de óbitos pela doença em outras cidades próximas foi o alerta para que Barueri, que já vinha trabalhando no combate ao vetor, adotasse posturas e buscasse ações efetivas.
Muitas foram as soluções apontadas, a exemplo da sugestão vinda da Secretaria de Educação de Barueri, que chamou a atenção dos presentes: multiplicar as informações sobre a dengue entre os baruerienses. A intenção é trabalhar os dados sobre a doença e o combate ao mosquito com alunos das escolas municipais, visando incentivá-los a replicar os conhecimentos obtidos em sala de aula em sua casa e na comunidade onde residem. O bônus para esses alunos seria obter pontos em matérias específicas ou na nota final do ano letivo.
Vacinação
Importante lembrar que a vacinação contra a dengue está liberada para o público-alvo, de 10 até 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Para se vacinar, é preciso procurar a sala de vacina de cada unidade e estar em posse da caderneta de vacinação para o controle efetivo da aplicação dos imunizantes.
Leia também: Assaí está com cerca de 30 vagas abertas em Barueri
Fonte: PMB – Foto: Ana Guice/PMB